Blog
Para que guardar conhecimento se podemos compartilhá-lo? Os blogs são ideais para isso. Com esse espaço pretendemos compartilhar além do conhecimento, nossas conquistas, nossas ações, nossos momentos de descontração, entre tantas outras coisas. Docksan se apaixonou por essa terra hospitaleira não foi atoa, ele gosta de escrever nessa bela língua portuguesa e acha o máximo a interação através dos comentários.
Pré-requisitos para ser um programador de sucesso
13.10.2015 TecnologiaA tendência de uma maior oferta de vagas no mercado de Tecnologia da Informação (TI) está entre os fatores que atraem muitos jovens em fase de escolha de qual profissão seguir a optarem por esta área. Neste meio o setor de desenvolvimento de software está entre os mais promissores e aqueles que pretendem trabalhar no ramo de programação é importante seguir algumas orientações de especialistas da área.
A primeira recomendação para se ter êxito como programador é saber trabalhar em equipe, ou seja, apresentar facilidades em exercer atividades conjuntas com outros programadores. Neste quesito pesa a facilidade de comunicação e também em dividir tarefas, já que projetos complexos tendem a ser mais bem desenvolvidos se executados por mais de um profissional ao mesmo tempo.
Outra importante dica de especialistas para o futuro profissional de desenvolvimento é saber utilizar de forma eficaz o máximo de padrões e arquiteturas entre o mais utilizados no mercado e saber tirar destas o melhor proveito. Isso irá garantir maior capacidade operacional e mais economia de tempo no desempenho das tarefas. Neste ponto recomenda-se focar em linguagens de programação mais adequadas aos objetivos profissionais.
Uma quarta recomendação é ter a exata noção de que o aprendizado na área de programação é contínuo e gradativo. Ou seja, durante a realização do trabalho haverá etapas com maior grau de dificuldade que demandará um tempo maior de dedicação e estudo para superá-lo. E estes obstáculos serão fundamentais para o aperfeiçoamento pois somará experiências que poderão ajudar a solucionar outras tarefas futuras que também tenham um maior nível de complexidade.
Gostar da profissão também está entre as dicas de especialistas de TI para aqueles que planejam atuar no ramo. Eles defendem que um programador que tenha gosto por aquilo que faz poderá superar com mais facilidade os desafios da profissão e ampliar as possiblidades de buscar novos horizontes em busca do reconhecimento profissional.