Blog
Para que guardar conhecimento se podemos compartilhá-lo? Os blogs são ideais para isso. Com esse espaço pretendemos compartilhar além do conhecimento, nossas conquistas, nossas ações, nossos momentos de descontração, entre tantas outras coisas. Docksan se apaixonou por essa terra hospitaleira não foi atoa, ele gosta de escrever nessa bela língua portuguesa e acha o máximo a interação através dos comentários.
O barato que pode custar caro
05.10.2015 NegóciosPraticamente todos os segmentos empresariais e industriais tiveram que investir pesado nos últimos anos nas áreas de automação e informatização dos negócios, com o objetivo de aumentar a capacidade de produção e de conquistar novos clientes em um mercado cada vez mais competitivo. E toda essa demanda crescente por novas tecnologias gerou o aparecimento de um grande número de empresas na área de desenvolvimento de sistemas e soluções na área de informática, todas elas interessadas em lucrar neste promissor mercado em expansão.
Um produto ou serviço, com preço muito barato, pode representar um menor custo em um primeiro momento, mas poderá trazer descontentamento e dor de cabeça no futuro.
Quem está na área de negócios sabe que não existe mais mercado sem concorrentes. E para se ter sucesso e reconhecimento em uma empresa é preciso conhecer a concorrência de perto, saber quais são suas habilidades e suas fragilidades. Mesmo assim, muitos empreendedores interessados em conseguir lucro rápido e em curto prazo se tornaram verdadeiros franco atiradores no mercado, principalmente na área de tecnologia da informação. Oferecem serviços e produtos com preços muito abaixo da média da concorrência, quase “de graça”, acreditando que o preço baixo e atrativo é o único fator capaz de impulsionar as vendas.
Especialistas em gestão empresarial recomendam muita cautela na hora de se contratar empresas ou prestadores de serviços, principalmente em relação a ofertas muito tentadores. Um produto ou serviço, com preço muito barato, pode representar um menor custo em um primeiro momento, mas poderá trazer descontentamento e dor de cabeça no futuro. Em geral, empresas com o perfil de barateiras demais não oferecem muitas garantias em seus produtos ou serviços, ou seja, não desenvolvem o que é hoje conhecido como pós-venda ou a fidelização de seus clientes.
É importante saber que empresas sérias e com anos de experiência comprovada terão maior capacidade de oferecer serviços e soluções de qualidade. Tais companhias têm em seu portfólio clientes com alto grau de exigência e que cobram delas sempre os melhores resultados.
Uma forma de se prevenir e não cair na tentação de pagar pelo mais barato e depois este barato sair muito caro em médio e longo prazos é buscar informações daquela empresa. Quem são seus clientes? Há quanto tempo ela está no mercado? Seu quadro de colaboradores é formado por profissionais de competência reconhecida pelo mercado? Com certeza estas perguntas devem fazer parte dos questionamentos.
É importante saber que empresas sérias e com anos de experiência comprovada terão maior capacidade de oferecer serviços e soluções de qualidade. Tais companhias têm em seu portfólio clientes com alto grau de exigência e que cobram delas sempre os melhores resultados.