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Paid, Owned e Earned Media, qual a diferença?
29.10.2015 SEO
Em tradução literal temos a mídia paga (paid) a própria (owned) e a mídia ganha ou conquistada (earned). Mas qual seria a diferença entre elas e o que isso significa para sua estratégia digital?
Pense nas mídias earned, owned e paid como um tripé. Cada elemento é uma parte importante do todo e todos eles contribuem para uma estratégia de marketing completa. A ilustração abaixo esboça cada papel dos elementos e como eles trabalham em conjunto para formar um mix de marketing coeso.
Definição
Owned Media - A owned media ou mídia própria é qualquer propriedade web que você ou sua empresa tenha controle e é unica para seu negócio. Um dos exemplos mais comuns é um website, embora blogs e canais das mídias socias são outros exemplos de owned media. Redes sociais e blogs são extensões do seu website, e toda a árvore é extensão de seu negócio como um todo. Quanto mais owned media você possui, maiores são as chances de estender a presença do seu negócio na esfera digital.
Earned Media - Se o destino das pessoas é o site da empresa (owned media), por exemplo, então a earned media é o veículo que as ajuda a chegar até ele. Qual o sentido de um website ou rede social se ninguém está vendo ou interagindo com ele? É exatamente ai que entra a earned media. Esse tipo de mídia é essencialmente o boca a boca online, geralmente observado na forma de tendências virais, menções, compartilhamentos, reposts, reviews, recomendações ou conteúdo obtido de site de terceiros. Uma das forças mais efetivas da earned media é geralmente o resultado combinado de um bom posicionamento na busca orgânica (não paga) nos mecanismos de busca e conteúdo distribuido pela empresa. O posicionamento na primeira página e um bom conteúdo são tipicamente os elementos mais importantes. links posicionados na primeira página dos mecanismos de busca coloca os sites (owned media) e links de conteúdo numa posição para receber um maior engajamento e compartilhamento, é por isso que uma boa estratégia SEO é crucial. Quando se trata de conteúdo para empresas, ele pode vir em diversos formatos e tamanhos. Se será um post num blog, infográfico, vídeo, webinário, e-book, press release, o ponto chave é que conteúdo tem de valer a pena o bastante para receber earned media de valor; Por isso uma ótima estratégia de conteúdo é também muito importante.
Paid Media - A paid media ou mídia paga é uma boa maneira de promover o conteúdo a fim de se obter earned media, bem como tráfego direto para as mídias próprias (owned media). Pagar para promover conteúdo pode ajudar a dar o pontapé inicial e criar mais exposição. Sites de mídia social como o Facebook, Twitter e LinkedIn oferecem anúncios que podem potencialmente ajudar a dar um gás no seu conteúdo bem como no seu website. Outro modo de se ganhar mais exposição para seu conteúdo é o de pagar influenciadores para realizar tweets ou compartilhar seus links, impactando o alcance e reconhecimento. O uso de retarget, pay per click e mídia display é um modo direto de direcionar os buscadores para seu website por exemplo, ajudando a aumentar o tráfego e/ou conversões.
* Traduzido para Português/Brasil e Adaptado de Titan SEO